Anorexia - Ida ao psicólogo


Depois de resistir ao que tinha dito a vocês neste blog e não desejar nenhum um pouco escrever sobre as etapas do meu tratamento Deus me mostrou que com amor e partilha posso servir de exemplo para muitos de nós e ser o instrumento que abra os olhos de quem esteja vivendo o mesmo que eu! 

Acredito que tenho uma obrigação não só como mulher, mas com todos que hoje sofrem com alguma pressão imposta por nós ou pela sociedade, seja magro, gordo, feio, bonito, homem ou mulher, ateu ou crente. Hoje somos envolvidos por cobranças e monstros invisíveis que podem ser alimentados dentro de nós de uma forma que se tornam maiores do que nós mesmos... Nos devora com as cobranças, os medos, as inseguranças, os medos e nos impede de enxergar a felicidade de cada dia e encararmos nós mesmos com todas as imperfeições e nos amarmos acima e tudo.




A psicóloga cliente e amiga da minha mãe foi uma graça, me recebeu de portas abertas com o intuito de me ouvir e diagnosticar o meu problema, seu grau de evolução e indicar indicar os profissionais ideais para o tratamento.

Foram duas horas de conversa e desabafos, acredito que quase um monologo rs. Segundo os seus conhecimentos e tudo que contei seu diagnostico foi anorexia de nível 2 em quadro crônico. Ou seja, a anorexia não era aquela nervosa que achava, aquela ansiosa com o casamento, noivado e nova vida, mas aquela que vem se desenvolvendo ha temos atras. Exatos 12 anos! A anorexia é um quadro que pode ser complicada de solucionar por traumas vividos e perigosa por chegar devagar e destruir sua mente e o referencial daquilo que somos com a imagem que criamos.

E o que isso quer dizer?  Que tudo o que eu vejo no espelho não é verdade, que toda a insegurança que tenho vem de uma imagem que criei de mim mesmo e por mais que os outros me vejam de uma forma eu não consigo ver pelo inconsciente controlar a minha visão, sensação e todo o meu corpo. Seria como se ela comandasse meus olhos e referencias para que veja o que ela quer e não o que verdade!

A minha busca de aceitação veio imposta por mim mesmo como formas de mostrar para mim mesmo que isso ou aquilo eh aquilo que eu gostaria de ser para ser feliz. Resumindo: Eu achava que sé teria bons amigos, bom emprego, uma vida que mostra na televisão como a mais perfeita e linda se eu fosse bonita dentro dos padrões de beleza mostrado na mídia e nos manequins de grandes lojas da sociedade... E quanto mais magra melhor!

O referencial passou a ser este:

 


A anorexia transforma a sua mente e engana vc. Eu, mesmo com todo o histórico, não percebi que estava sem comer, que estava emagrecendo rápido, que não sentia fome, forças e nem disposição, afinal mesmo comendo pouco me esforçava para ingerir o alimento de cada dia, principalmente quando descobri que esta batalha estava sendo contra mim mesmo, contra o que eu vejo. O meu cerebro me engana e ele esta sendo o meu maior inimigo hoje, porque estou ciente de todos os riscos, mas mesmo assim luto contra o meu inconsciente! 

Hoje o meu cérebro envia comando para o meu corpo com a seguinte ordem "não coma! Vc precisa ficar magra, vc precisa ficar bonita" e o meu corpo obedece,  por isso que ate a falta de apetite aconteceu. O poder da nossa mente é forte e a busca da aceitação é algo real.

Fui indicada para um psicologo específico para este quadro além de um psiquiatra para tratar o meu distúrbio alimentar. 

Não posso perder mais peso, não posso me desidratar mais, tenho que correr atrás da minha cura e por mais que me machuca sei que se não correr o mostro me derruba... E mesmo magra não vejo, e mesmo sem forças não sinto fome, e mesmo sem imunidade meu corpo rejeita aquilo que o sustenta. Sei que não posso derrubar este mostro de um dia para o outro, mas sei que com fé e amor ele vai parar de ser alimentado e que meu amor por Deus, o meu amor por mim mesmo será maior que qualquer coisa e o meu sonho será realizado.

Qual sonho? O sonho de me olhar no espelho e me enxergar como sou, me enxergar como realmente sou, me enxergar como Deus me ve, com a luz que ele depositou em mim no dia que nasci e assim clarear mais vidas como estes problemas, ser referência de persistência e amor.