Na entrevista dada ao fantástico no domingo passado, 8 de dezembro, padre Marcelo Rossi contou um pouquinho sobre o que tem vivido neste momento.
Na reportagem vista pelo site televisão uol nos conta o que ele falou "Padre Marcelo Rossi foi entrevistado na edição deste domingo (8) do "Fantástico". Em conversa com a jornalista Renata Vasconcellos, padre Marcelo falou sobre depressão e distúrbio alimentar.
"Deus permitiu que eu passasse pela depressão porque antes eu achava que era frescura, e não é. É uma sensação que não é boa, o que me salvou foi cantar, escrever e a oração", disse o religioso. Padre Marcelo contou ainda sobre a "dieta maluca" ao qual se submeteu durante seis meses para perder peso. "A dieta era assim: alface, cebola, dois hambúrgueres pela manhã e um hambúrguer depois das 18h".
Ele só se deu conta do problema ao sofrer um acidente enquanto caminhava em uma esteira. "Sou um desses que caiu em dieta maluca. O conselho que eu dou é não fazer essas dietas malucas", frisou ele que há 15 dias tem se alimentado normalmente e não procurou ajuda de nenhum psicólogo ou terapeuta. Padre Marcelo emagreceu mais de 30 quilos.
Um dos líderes religiosos mais famosos do país, Padre Marcelo afirmou se preocupar com o fanatismo e reclamou da exposição. "Perdi todas as liberdades necessárias, hoje em dia todo mundo tem um celular", opinou.
Indagado sobre vaidades, ele garantiu se preocupar apenas com o corpo, e que doou tudo o que lucrou com venda de CDs, DVDs e livros para a diocese. "Mas continuo tomando remédio para calvície", brincou.""
Parei e pensei em tudo que tenho vivido e em tudo que ele esta vivendo... Me senti revoltada com tudo isso. Muitas vezes achamos que conhecemos as situações que passamos, mas em nenhum momento nos ajoelhamos para saber o que Deus quer de nós. Ele nos cura, nos ajuda, nos ergue, mas Ele realiza os milagres quando o milagre quando o possível eh feito por nós. Hoje em tratamento para amenizar a anorexia tenho ciência que esta doença existe na nossa mente e lutamos para aprendermos a lidar com ela, pois não existe uma cura, muitas vezes ela volta e o que devemos fazer eh desliga-la mais uma vez.
Paro e me coloco diante de meus pensamentos e sobre o que tenho seguido, pensado, feito.
Me vejo revoltada com algumas escolhas e atitudes que tive no passado. Por muitas e muitas vezes acreditei que seguindo apenas a Deus e a igreja todos os meus problemas seriam curados, seriam revelados... Depois de três anos e meio seguindo, aprendendo, batalhando me vejo a renunciar muito dos momentos que me sentia confortável para cuidar daquilo que ficou oculto, escondido, camuflado por minha inteira dedicação apenas a um lado da minha vida.
Seguia a palavra de Deus, seguia o evangelho segundo os mandamentos e buscava a santidade, caminhar e ser santa aos meus olhos, aos olhos de Deus, conforme a igreja mostra todos os dias em seus evangelhos. Comecei a cantar na igreja, em missas e grupos de orações, escrevia notas no facebook para usar as redes sociais como veículo de amor e partilha do evangelho, sempre buscando caminhar ao lado de Deus e fazer aquilo que considerava correto, não bebia mais como meus amigos, não assistia a programas que não eram bons, que me faziam julgar ou despertava sentimentos de raiva, inveja, como em novelas. Caminhei para a castidade dentro do meu namoro e permaneci até ele acabar, mudei minhas condutas, minhas palavras, meu jeito de ser e viver. Encantada com o poder de Deus em minha vida cada dia mais e hoje muito mais do que um dia imaginei.
Me questionei muito, todos os passos foram muito duros de serem aceitos... Todos eles, principalmente enxergar que precisava de ajuda psiquiátrica, sempre critiquei isso por acreditar que Deus eh o nosso maior psicólogo e soh ele poderia me curar... A medida que estou me tratando mais descobro quanto era prepotente em acreditar que as minhas decisões eram as melhores, melhores até mesmo do que as de Deus. Colocava palavras bonitas, escrevia tudo que teoricamente era certo, mas dentro de mim existe algo que quer me punir por não conseguir ser completamente santa, completamente vista como desejava, completamente humilde, completamente correta.
Esqueci da minha parte humana. Esqueci qe Deus fez os médicos para que aproveitemos de seus conhecimentos... Esqueci que soh quando fazemos o possível ele faz o impossível. Hoje estou percebendo o quanto era necessário uma ajuda médica, não tomo medicamentos, mas sou acompanhada, viajada e sendo reeducada alimentar e psicologicamente todos os dias.
Vi que anorexia eh mais grave do que imaginava e que ajuda não eh questão de sermos fortes ou fracos, crentes ou descrentes e sim de necessidade e humanidade. Quando o ouvi dizer no fantástico a frase "quando me olho no espelho me vejo gordo" percebi que quando as pessoas diziam que ele estava gordo, e mesmo sabendo que era por conta da internação, isso incomodava profundamente mexendo com seu medo e mudando seus comportamentos a ponto de fazer a dieta doida de hambúrguer com salada.
Hoje a dieta esta tentando anular as vontades do corpo, a fome! Mas eu luto para recupera-las, porque não sinto mais fome, vontade de comer, e muitas vezes nem frio e nem calor. Anulei os meus comandos do corpo, alguns comandos que diziam que isso me faz viva. Hoje eu quero sentir fome de novo, prazer em me alimentar, sorrir para a vida porque estou viva e tive mais uma chance para isso.
Assumir que estamos frágil eh deixar que Deus cuide de nós. Por mais que ao revelar esta doença ao mundo muitos deixarão de crer em no Padre Marcelo
Rossi, eu creio que deixarão de crer nele e aprenderão a crer em quem realmente precisam crer, o único capaz de não decepciona-los: Deus!
Assim mUitos verão que Deus esta do seu lado mesmo quando a medicina também esta, e que as duas trabalham para o mesmo bem, o amor próprio... Afinal se não nos amarmos em primeiro lugar jamais poderemos dizer que amamos a Deus. Ele esta dentro de vc!
Neste tempo de renovo, neste tempo onde Jesus nasce para mais um ano de nossas vidas, que nós sejamos crentes que Ele eh muito maior do que podemos imaginar e que muitas vezes deixaremos de fazer aquilo que o outro quer para entender o que Deus quer de nós.
Buscar a santidade eh o caminho, mas aprender a enxergar as nossas limitações eh mais importante... Assim não nos confundimos, assim não nos esquecemos que Deus eh Deus e nós apenas um servos, amigos, filhos. Pequenos microfones de suas palavras. Através de suas palavras Ele toca muitos corações.
Antes de emagrecer